Fonte dos Castros

Ançã, Cantanhede

Apresentação
Datada de 1674, a Fonte de Ançã tem um caudal de 20640 litros por minuto.
De "chapuz"e forma quadrada, coberta por abóboda com telhado e sustentada por 3 arcos e cunhais rusticados, ostenta o brasão dos Castros, pertencente ao Marquês de Cascais, Senhor da Vila de Ançã.

Particularidades

Junto dos muros que rodeiam este recinto, existem bancadas capeadas de pedra, que serviam de poiais aos cântaros de vinte litros e aos canecos de madeira com que as moças levavam água para as suas casas, e bancos para os moços que sequestravam as esbeltas raparigas ou as esperavam ao entardecer, para o namoro combinado ou para lhes matarem a sede com a água fresquinha bebida dos próprios cântaros, que depois ajudavam a pôr à cabeça, num gesto de galanteria cavalheiresca.

Observações

Segundo Vergílio Correia e A. Nogueira Gonçalves, a fonte terá sido usada pelos romanos, tendo sido encontrado mosaicos na sua proximidade.
Ali nasce uma nascente importante, e uma ribeira - a Vala de Ançã - que atravessa a Vila, servindo as suas águas para regar as terras agrícolas até à povoação vizinha (S. João do campo).
Contactos
Fonte dos Castros
Rua Dr. Jaime Cortesão
3060 Ançã

Coordenadas: N: 40º16'22, W: 8º31'31
Como chegar até nós
Insira a sua localização
Deixe o seu comentário
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
In Gold Hotel & SPA
Águeda
O In Gold Hotel & Spa é um Hotel de 4 estrelas de design contemporâneo, preparado para quem viaja em lazer ou negócios.
Esta unidade pauta-se...
Alegre Hotel Bussaco
Luso, Mealhada
O Hotel Alegre é um boutique hotel histórico, familiar e intimista, localizado nas Termas de Luso, no sopé da romântica Mata do Buçaco, um refúgio de...
Quinta Vale do Cruz
Barrô, Águeda
Garanta a sua estadia num ambiente vínico e numa quinta onde nenhum detalhe é esquecido.
Hotel Paraíso
Oliveira do Bairro
Hotel Paraíso esta situado no centro da cidade de Oliveira do Bairro, Região da Bairrada / Centro de Portugal, próximo dos nós da auto-estrada...
  • Instituição
  • Desenvolvido por