Voltar

Aqui na Bairrada - Beber e Saborear 2019 é EcoEvento

14 SET 2019
Boas práticas ambientais revertem dinheiro a instituição de solidariedade social
Nos próximos dias 14 e 15 de Setembro tem lugar na Bairrada o Aqui na Bairrada - Beber e Saborear 2019 (ANB), a maior mostra de espumantes, vinhos e sabores da região. Pelo cariz do evento, o mesmo envolve um elevado de fluxo de vidro garrafas  e outros resíduos. A pensar nisso, a organização do ANB ? a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia  estabeleceu uma parceria com a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A., entidade que dota os eventos de ferramentas para que sejam EcoEventos.

O Aqui na Bairrada - Beber e Saborear 2019 acaba de receber o selo de EcoEvento, classificação associada à redução do impacto ambiental, posta em prática através da gestão adequada de quaisquer resíduos. Terminado o evento é efectuada a recolha dos resíduos que são, a posteriori, quantificados, triados e enviados para reciclagem pela ERSUC. O desempenho inerente à preocupação ambiental resulta na remuneração efectuada em função da quantidade recolhida, montante esse que reverte para uma instituição de solidariedade social. Este gesto confere a responsabilidade social a que se comprometeu a organização do ANB.

Por esta via, a ERSUC assume a formação das equipas de limpeza e a sensibilização dos participantes (expositores e visitantes), no sentido de alertar para a necessidade da separação dos resíduos. Para o efeito, são disponibilizados sacos coloridos para proceder à recolha dos recicláveis, bem como meios didáticos relacionados com a correcta gestão de resíduos. Por sua vez, a organização do Aqui na Bairrada - Beber e Saborear 2019 (ANB) compromete-se a criar e implementar, no local, um sistema de recolha selectiva para depositar os resíduos.

A primeira edição do Aqui na Bairrada - Beber e Saborear

A primeira edição do  Aqui na Bairrada - Beber e Saborear vai ter lugar no Sábado e Domingo, das 15h00 às 21h00, no Pavilhão de Desportos de Anadia. A entrada do evento é livre, mas quem quiser provar os cerca de 300 néctares dos 32 produtores presentes terá que adquirir o copo oficial da Bairrada  já a envergar a nova identidade da região , que tem um custo de três euros. No que toca aos sabores, são doze os expositores.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou os produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino. No âmbito do evento, a CVB promove o Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada 2019, que vai ter lugar na manhã de sexta-feira e cujos prémios vão ser anunciados no Sábado, às 16h30, em pleno ANB 2019.

O ANB mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por provas de vinhos comentadas: no Sábado, com brancos e tintos sob o mote Bairrada: 40 anos de demarcação e, no Domingo, espumantes em ?Bairrada: mais de um século de tradição. Ambas são orientadas pelo conceituado crítico de vinhos Luís Ramos Lopes, grande conhecedor da região e dos seus vinhos. Têm lugar às 18h00, no Museu do Vinho Bairrada. Custam 25,00 cada e são de inscrição obrigatória, feita através dos contactos aquinabairrada@rotadabairrada.pt ; 231 503 105; 924 405 154.

A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia. É certo e sabido que o destaque maior vai para o Leitão assado à moda da Bairrada, que tem sempre um toque especial quando acompanhado com o pão da Mealhada. The last but not the least, é de convir salientar a riquíssima doçaria regional.

Recorde-se que este evento começou em 2013 e foi até 2016 como Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada; em 2017 ganhou o nome de ?Bairrada Vinho & Sabores' e passou a ser bienal, sendo que em anos pares, com estreia em 2018, os vinhos e sabores da Bairrada viajam até Lisboa e Porto. A partir deste ano, 2019, assume o nome Aqui na Bairrada - Beber e Saborear. A organização está cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.

 

Aqui na Bairrada Beber e Saborear 2019

Local: Pavilhão de Desportos de Anadia

Morada: Montouro, 3780-243 Anadia

Datas: Sábado e Domingo, dias 14 e 15 de Setembro de 2019

Horários: 15h00 às 21h00

Entrada: Livre

Valor Copo:3,00 - quem quiser provar, tem que adquirir o copo Bairrada

Valor Provas Comentadas: ?25,00, por pessoa e por prova

Contactos: aquinabairrada@rotadabairrada.pt ; 231 503 105; 924 405 154

Facebook: Aqui na Bairrada 2019 https://www.facebook.com/events/2465861570315946/

Programa

Sábado, dia 14 de Setembro

15h00 Abertura

16h30 Entrega de prémios do ?Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada 2019?

18h00 Prova de brancos e tintos - Bairrada: 40 anos de demarcação (por Luís Ramos Lopes)

21h00 Encerramento

Domingo, dia 15 de Setembro

15h00 Abertura

18h00 Prova de espumantes - Bairrada: mais de um século de tradição (por Luís Ramos Lopes)

21h00 Encerramento

Documentos relacionados
Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel As Américas
Glória, Aveiro
O Hotel as Américas é um Espaço com identidade própria, (Art Nouveau & Design). Onde a excelência dos serviços combinada com o Glamour e qualidade,...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
Quinta de São Lourenço
São Lourenço do Bairro, Anadia
A Casa da Quinta de S. Lourenço, integrada numa exploração agrícola, desfruta de uma paisagem característica da região demarcada da "Bairrada",...
  • Instituição
  • Desenvolvido por