Voltar

Vinho e Espumante Faina Maior Premiados com Ouro e Prata no 5 Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola

22 NOV 2018
Faina Maior Reserva Branco 2016, este é o vinho que no passado dia 16 de Novembro ganhou Ouro no 5 Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A par com este também o espumante branco Faina Maior Baga Bairrada Bruto 2014 foi distinguido com uma Tambuladeira de Prata na mesma competição.
 

Faina Maior é o projeto que dá nome ao espumante e vinhos que nasceram da parceria entre a Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo e que homenageiam os bravos que se dedicaram à pesca do bacalhau à linha, praticada por homens e navios portugueses durante os séculos XIX e XX, nos longínquos mares da Terra Nova e da Gronelândia.

 

No passado dia 16 de Novembro foram anunciadas as Tambuladeiras dos Escanções de Portugal, os prémios do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola e os brancos, vinho e espumante, Faina Maior foram orgulhosamente galardoados com Tambuladeira de Ouro e Prata, respetivamente.

 

O Faina Maior Reserva branco 2016 foi lançado em Agosto deste ano juntamente com o vinho tinto da mesma marca. Feito de Arinto, Sauvignon Blanc e Bical o branco apresenta uma bela cor citrina com ligeiros laivos esverdeados. No nariz é predominantemente citrino com nuances de frutos de polpa branca e elegantes notas tostadas provenientes da barrica onde fermentou. No paladar é frutado, fresco, elegante e harmonioso. Acompanha bem iguarias da cozinha mediterrânica à base de peixe, carnes brancas, queijos macios e charcutaria ligeira.

 

Já o Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014, lançado em 2017, é feito em exclusivo com a casta Baga. De cor amarela palha, com ligeiras nuances blush, este Blanc de Noirs (espumante branco feito de uvas tintas) tem um aroma intenso, com notas de frutos secos e vermelhos, tosta e biscoito. Na boca é muito fresco, seco e longo. Confirmam-se as sensações aromáticas percepcionadas no olfato. Ideal para acompanhar bacalhau, mas também canapés, peixe, carnes brancas ou vermelhas magras.

 

Estes Faina Maior são edições limitadas a 600 garrafas por colheita, com um preço de 13,50 euros o espumante e 12,50 euros o vinho (branco e tinto) e estão à venda nos espaços da Associação Rota da Bairrada na Curia, em Oliveira do Bairro e em loja.rotadabairrada.pt (loja online da Rota da Bairrada) na loja do Museu Marítimo e nas lojas de Turismo de Ílhavo.

 

No contra-rótulo destes vinhos pode ler-se um texto que apela à bravia das gentes da terra de Ílhavo: Ide, ó gentes bravias. Quebrai as ondas revoltas e as tormentas dos oceanos. Rogai à proteção divina por mar chão. E regressai, sempre e depressa, trazendo para terra o cheiro e os sabores do sal e das águas. Esta é a homenagem desta Bairrada, de homens e mulheres que moldam e trabalham a terra, às gentes de Ílhavo, da pesca do bacalhau. A todos os que, em bacalhoeiros e dóris, levaram Portugal pelo Mundo, buscando a sorte. Em cada garrafa deste vinho estão os desejos, os sonhos e, até, os medos de todos aqueles que, ao longo de séculos, fizeram e fazem da vida uma faina, grande e dura, uma Faina Maior.

 

 

Sobre a Associação Rota da Bairrada A Rota da Bairrada, é uma associação sem fins lucrativos, criada no final do 2006, com o objetivo de organizar de forma articulada e estruturada a oferta do território Bairrada, assegurando desta forma que a visita à Região seja uma experiência única e repleta de saberes e sabores. A Rota da Bairrada propõe-lhe uma nova forma de conhecer o território levando-o a descobrir os encantos da Bairrada através dos cinco sentidos.

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Quinta de São Lourenço
São Lourenço do Bairro, Anadia
A Casa da Quinta de S. Lourenço, integrada numa exploração agrícola, desfruta de uma paisagem característica da região demarcada da "Bairrada",...
Hotel Moliceiro
Vera Cruz, Aveiro
Em pleno centro da Cidade, romântico, familiar, e de design cuidado, esta unidade vive em harmonia com a envolvente zona de verde e de água, frente...
Hotel das Termas da Curia
Tamengos, Anadia
Belíssimo Resort com Hotel, TermaSpa e Parque arborizado.

É através dos 5 sentidos que o convidamos a experienciar todas as nossas ofertas...
Palace Hotel do Bussaco
Luso, Mealhada
O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, bastião da...
  • Instituição
  • Desenvolvido por