Voltar

Vinho e Espumante Faina Maior Premiados com Ouro e Prata no 5 Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola

22 NOV 2018
Faina Maior Reserva Branco 2016, este é o vinho que no passado dia 16 de Novembro ganhou Ouro no 5 Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A par com este também o espumante branco Faina Maior Baga Bairrada Bruto 2014 foi distinguido com uma Tambuladeira de Prata na mesma competição.
 

Faina Maior é o projeto que dá nome ao espumante e vinhos que nasceram da parceria entre a Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo e que homenageiam os bravos que se dedicaram à pesca do bacalhau à linha, praticada por homens e navios portugueses durante os séculos XIX e XX, nos longínquos mares da Terra Nova e da Gronelândia.

 

No passado dia 16 de Novembro foram anunciadas as Tambuladeiras dos Escanções de Portugal, os prémios do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola e os brancos, vinho e espumante, Faina Maior foram orgulhosamente galardoados com Tambuladeira de Ouro e Prata, respetivamente.

 

O Faina Maior Reserva branco 2016 foi lançado em Agosto deste ano juntamente com o vinho tinto da mesma marca. Feito de Arinto, Sauvignon Blanc e Bical o branco apresenta uma bela cor citrina com ligeiros laivos esverdeados. No nariz é predominantemente citrino com nuances de frutos de polpa branca e elegantes notas tostadas provenientes da barrica onde fermentou. No paladar é frutado, fresco, elegante e harmonioso. Acompanha bem iguarias da cozinha mediterrânica à base de peixe, carnes brancas, queijos macios e charcutaria ligeira.

 

Já o Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014, lançado em 2017, é feito em exclusivo com a casta Baga. De cor amarela palha, com ligeiras nuances blush, este Blanc de Noirs (espumante branco feito de uvas tintas) tem um aroma intenso, com notas de frutos secos e vermelhos, tosta e biscoito. Na boca é muito fresco, seco e longo. Confirmam-se as sensações aromáticas percepcionadas no olfato. Ideal para acompanhar bacalhau, mas também canapés, peixe, carnes brancas ou vermelhas magras.

 

Estes Faina Maior são edições limitadas a 600 garrafas por colheita, com um preço de 13,50 euros o espumante e 12,50 euros o vinho (branco e tinto) e estão à venda nos espaços da Associação Rota da Bairrada na Curia, em Oliveira do Bairro e em loja.rotadabairrada.pt (loja online da Rota da Bairrada) na loja do Museu Marítimo e nas lojas de Turismo de Ílhavo.

 

No contra-rótulo destes vinhos pode ler-se um texto que apela à bravia das gentes da terra de Ílhavo: Ide, ó gentes bravias. Quebrai as ondas revoltas e as tormentas dos oceanos. Rogai à proteção divina por mar chão. E regressai, sempre e depressa, trazendo para terra o cheiro e os sabores do sal e das águas. Esta é a homenagem desta Bairrada, de homens e mulheres que moldam e trabalham a terra, às gentes de Ílhavo, da pesca do bacalhau. A todos os que, em bacalhoeiros e dóris, levaram Portugal pelo Mundo, buscando a sorte. Em cada garrafa deste vinho estão os desejos, os sonhos e, até, os medos de todos aqueles que, ao longo de séculos, fizeram e fazem da vida uma faina, grande e dura, uma Faina Maior.

 

 

Sobre a Associação Rota da Bairrada A Rota da Bairrada, é uma associação sem fins lucrativos, criada no final do 2006, com o objetivo de organizar de forma articulada e estruturada a oferta do território Bairrada, assegurando desta forma que a visita à Região seja uma experiência única e repleta de saberes e sabores. A Rota da Bairrada propõe-lhe uma nova forma de conhecer o território levando-o a descobrir os encantos da Bairrada através dos cinco sentidos.

Onde Ficar Alojamento na Bairrada
Hotel Cabecinho
Arcos, Anadia
Hotel moderno com situação privilegiada na região do Vinho e do famoso Leitão à Bairrada.
Conforto, intimidade, eficiência e bom acolhimento é o...
Quinta Vale do Cruz
Barrô, Águeda
Garanta a sua estadia num ambiente vínico e numa quinta onde nenhum detalhe é esquecido.
Curia Clube - Apartamentos Turísticos
Tamengos, Anadia
Apartamentos turísticos para férias, habitação secundária bem no coração da Curia onde a tranquilidade predomina.
Curia Palace, Hotel, SPA & Golf
Tamengos, Anadia
A maior experiência de resort histórico de Portugal. Convenientemente localizado à saída da A1 na Mealhada, um dos mais belos e lendários hotéis de...
  • Instituição
  • Desenvolvido por